Buscar
  • GCH

Comunicação Hospitalar foi tema de palestra na Expo-Hospital Brasil

O comunicólogo, doutorando em Comunicação, J. Antônio Cirino ministrou palestra sobre os desafios para o gerenciamento comunicacional das unidades de saúde na Expo-Hospital Brasil, no II Congresso Brasileiro de Gestão Hospitalar Privada, evento nacional realizado nos dias 21, 22 e 23 de novembro, em Belo Horizonte (MG). Durante a feira também foi realizado o lançamento do livro "Gestão da Comunicação Hospitalar", com um momento específico para autógrafos. 

Cirino destaca que “a obra foi escrita para ser a fundamentação inicial para uma 'comunicação hospitalar', entendida como um tipo de comunicação empresarial específica e que está alocada nas discussões científicas de comunicação e saúde. Detalhando isso, apresento três seções com as principais sugestões de perspectivas, ações e ferramentas, servindo como guia na implantação, implementação e monitoramento da comunicação de uma unidade de saúde".

Segundo o Diretor da Expo-Hospital, Fernando Kutova, esse foi um tema de grande relevância para o evento desse ano, visto o ineditismo da discussão. “Discutir a comunicação no âmbito da saúde é imprescindível, seja do ponto de vista da mediação entre os profissionais, assim como para o processo estratégico”, afirma. 

O Presidente da Federação Brasileira de Hospitais – FBH, Luiz Aramicy Bezerra Pinto, recomenda a leitura da obra: “por meio de três seções, divididas em grandes temas de discussões da implantação dos procedimentos e ações comunicacionais em um hospital, essa publicação tem cunho didático e reflexivo ao apresentar orientações específicas para o desenvolvimento de ferramentas internas e externas de relacionamento com os públicos da unidade de saúde, elucidando as principais diferenças e desafios dessa estruturação”.

Saiba mais sobre a feira

Entre 21 e 23 de novembro, a Serraria Souza Pinto, no centro de Belo Horizonte, foi palco da maior vitrine do mercado de saúde de Minas Gerais: a Expo-Hospital Brasil. Durante os três dias de feira, foram apresentados diversos tipos de lançamentos de produtos e serviços de saúde, que vão desde equipamentos de esterilização a tecnologias para o tratamento de feridas. O objetivo do evento foi possibilitar um espaço para a geração de negócios e o estreitamento de relações entre marcas, gestores, diretores de hospitais, clínicas e secretários de saúde