Buscar
  • GCH

Cirino profere palestra de abertura da Convenção Brasileira de Hospitais, em Salvador

As primeiras palestras da 13ª Convenção Brasileira de Hospitais realizadas nesta quinta-feira, 1º de agosto, foram com o autor do livro "Gestão da Comunicação Hospitalar", J. Antônio Cirino, Andréa Prestes, coach e consultora em gestão hospitalar. Com o tema “Manual do Gestor Hospitalar – os caminhos para a melhoria da gestão”, eles destacaram a era do conhecimento, da transformação rápida e constante, em que o autodesenvolvimento tem um papel fundamental para a obtenção de bons resultados. “Aqueles que se desafiarem permanentemente na busca do novo e das melhores práticas estarão mais propensos à manutenção de sua empregabilidade e de resultados positivos aos hospitais que gerenciam”.

Em seguida, o palestrante colombiano, Juan Carlos Valencia, detalhou sobre o ‘Hospital 360 °’, que é uma proposta que delineia o caminho a seguir para os hospitais de vanguarda, em resposta aos contextos de mudança que estão sendo gerados no mundo, nomeadamente o contexto demográfico e epidemiológico, o contexto tecnológico e de informação, o contexto institucional e o contexto ambiental. “A proposta Hospital 360 persegue objetivos de eficiência, eficácia, relevância, impacto e sustentabilidade, que são consistentes com as necessidades internas da instituição, mas também da sociedade, com vistas a benefícios a longo prazo na construção de um mundo melhor”.

O palestrante Risto Miettunen, diretor executivo do Kuopio University Hospital District, na Finlândia, falou sobre as tendências que impactam a saúde no cenário internacional. “Os pacientes de hoje esperam muito mais de nós. Temos que ter mais tempo para servi-los. Além disso, eles estão mais informados. A tecnologia não está afetando só os médicos, como os pacientes, a população em geral. O clima também é um fator. Catástrofes naturais estão acontecendo cada vez mais e é preciso estar preparado para isso”, concluiu.


Fonte: www.fbh.com.br